Apurando Resultados pela DRE

Sua DRE expressa os fatos reais do seu varejo?

Nas últimas feiras temos conversado com diversos varejistas, e muitos ainda tem incertezas com relação aos números da DRE. Um deles nos confidenciou que olha para a DRE e não confia nas informações de CMV – Custo da Mercadoria Vendida, entre outros dados de profunda apuração.

 

Bem, a conversa foi boa e longa, mas para facilitar, compilamos as principais dicas que oferecemos para ele.

 

  • A importância de instituir a controladoria. Estruturar uma controladoria é um investimento necessário, principalmente para empresas varejistas.
  • Uma DRE segura, estruturada para o varejo, gerando muitas oportunidades para melhorar os resultados.
  • Ter acesso ao benchmarking de outros supermercados é importantíssimo para tirar sua empresa da média. Busque os melhores resultados e práticas, a R-Dias pode ajudar nisto.
  • Busque os resultados por linha da DRE e tenha ganhos consistentes. Defina as prioridades aonde estiverem os maiores ganhos, seja consistente, busque profissionais que entendam do varejo e que tenham metodologia para transferir o conhecimento prático para sua equipe de forma perene.

 

E o que é a CONTROLADORIA? Resumindo, é um departamento responsável por gerar eficiência e assertividade na gestão através do monitoramento e controle das informações de toda a organização, ou seja, um setor que analisa, certifica e compartilha os dados para o bom andamento da organização.

Quer entender melhor as dicas, continue a leitura…

 

Dados confiáveis necessitam de validação e uma DRE completa da VENDA BRUTA até o EBTIDA, e a MARGEM LÍQUIDA sofre influência de todos os setores da empresa.
  • COMPRA: Custo da mercadoria vendida (CMV).
  • FISCAL: Impostos e a forma de tributação escolhida.
  • RH: Despesas com mão de obra.
  • FINANCEIRO: Despesas e custos em geral.
  • CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO: Custos logísticos e rateios administrativos.
  • OPERAÇÃO: Lojas.
  • PREVENÇÃO DE PERDAS: Quebras e indicadores de perda.
  • Entre outros pilares…

Podemos falar um dia inteiro sobre esse assunto, mas uma DRE Estruturada para o VAREJO é outra conversa, hoje o papo é confiabilidade das informações! São dezenas de informações e algumas muito especificas que somente especialistas do varejo que vivenciam conhecem a fundo.

 

Dois são os setores que podem apresentar a DRE, o departamento financeiro ou o contábil. Para resumir: quem respira varejo sabe que poucos, ainda, são os varejos com capacidade de entregar uma DRE Contábil que reflete a realidade dos fatos. Defendemos isso e ficamos orgulhosos de ter ajudado clientes neste caminho.

Quem normalmente apresenta a DRE é o financeiro.

 

Bem, o financeiro além de prestar contas dos bancos, saldos, contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, fechamento, tesouraria das lojas, integrações contábeis, apurar divergências e diferenças de outros setores, deve validar os dados da DRE?

 

Sabemos que em alguns casos é o financeiro que também cuida do recebimento de verba de fornecedores, cobranças de clientes, de descarga, entre outras.

Então, na prática quem consegue validar os dados em uma empresa deste porte?
  • Quem deve garantir que o número da quebra é o correto?
  • Quem garante o CMV apurado corretamente?
  • Quem valida os rateios do centro de distribuição e a forma de ratear

 

Nossa visão é que essas funções são de um setor chamado CONTROLADORIA. Em empresas deste porte e até um pouco menores é fundamental existir esse departamento.

É a controladoria que deve centralizar estes dados, validar e assessorar a alta direção na tomada de decisão, com segurança dos números e preferencialmente conhecimento do negócio varejista. Com a evolução, uma central de inteligência pode passar a nutrir toda a empresa com profundidade e segurança dos dados ocorridos.

 

Esse artigo serve para todos os varejistas, mas temos a consciência que estruturar um departamento exige investimentos e o faturamento, o número de lojas e o de colaboradores são cruciais para tomar essa decisão.

 

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